Plano
de Aula
Tema:
Teorema de Tales
Tempo
estimado: 10 a 14 aulas
Objetivos:
·
Reconhecer e aplicar o teorema de Tales como
uma forma de ocorrência da ideia de proporcionalidade na solução de problemas
em diferentes contextos.
·
Saber identificar triângulos semelhantes e
resolver situações-problemas envolvendo semelhança de triângulos.
Justificativa: A
ideia de proporcionalidade que ele expressa é importante na combinação de
elementos geométricos e numéricos porque permite desenvolver noções matemáticas
como: o estudo da semelhança de figuras, a colinearidade de pontos e segmentos
e o estudo de perspectiva.
Estratégias: Iniciar
o assunto com um texto que relata quem foi Tales de Mileto, propor uma
experiência utilizando elásticos. (anexos no final do plano de
aula)
Em seguida, desenvolver a
atividade em 5 etapas:
·
1ª Etapa
Discutir
a proporcionalidade no teorema de Tales com os alunos, distribuir folhas
pautadas e peça que, aproveitando as linhas, tracem três retas paralelas e duas
transversais interceptando-as. Indique que marquem os pontos de intersecção
formados, meçam os segmentos e dividam o valor de um pelo outro em cada
transversal. Os quocientes das duas retas vão se coincidir. Diga que aumentem o
espaço entre as paralelas e refaçam os cálculos. Debata esses resultados: diga
que o quociente é a razão da proporcionalidade e peça que compare os resultados
entre si. Os quocientes das transversais desenhados pelos alunos terão os
mesmos valores. Apresente o conceito do Teorema de Tales (que sempre existe a proporção
entre segmentos de transversais delimitadas por paralelas).
·
2ª Etapa
Entregue
aos alunos um desenho que contenha retas paralelas, transversais e quatro
segmentos formados por elas (apenas 3 deles devem ter valores conhecidos). Peça
que calculem a reposta. Repita com outros valores.
·
3ª Etapa
Apresente
outro exemplo, em que as transversais se cruzem sobre a paralela do meio.
Debata com a turma: quais segmentos são proporcionais? Solicite que justifique
as respostas. Diga que acompanhe o percurso da transversal notando que têm
segmentos proporcionais mesmo quando estão em lados opostos.
·
4ª Etapa
Proponha
exercícios que tenham maior grau de dificuldade, incluindo conteúdos estudados
anteriormente. Os valores dos segmentos podem ser substituídos por equações e
frações. Alterne exercícios que precisem de estratégias variadas. Problemas que
envolvam terrenos paralelos delimitados por ruas não paralelas ou mapas de
quarteirões e transversais são exemplos.
·
5ª Etapa
Analise
questionando as condições de aplicação do teorema. Peça que cada um construa um
feixe de três retas não paralelas e duas transversais. Oriente que meçam os
quatro segmentos formados, divida um segmento pelo outro de cada transversal e
anote o resultado. Como os quocientes serão diferentes, eles não formam proporção,
que impossibilita o uso do teorema.
Recursos
Materiais: Elásticos, folhas de sulfite, canetas coloridas,
tachinhas, fita adesiva, tábua de madeira, régua, esquadro, transferidor, folhas
pautadas, calculadora.
Avaliação:
Durante as aulas, note se os alunos acompanharam a escalada da dificuldade das
propostas, se contribuíram nas discussões e se conseguiram resolver os
problemas. Finalize o estudo do conteúdo com uma prova escrita para verificar
se ainda restam dúvidas e quais são elas.
Recuperação:Retomar enfatizando as habilidades não adquiridas no desenvolvimento do conteúdo através de exercícios complementares. De acordo com as necessidades individuais dos alunos, serão oferecidos trabalhos e avaliações de recuperação referente aos conteúdos trabalhados em sala. De forma continua: durante o desenvolvimento normal das aulas; como parte integrante do processo ensino aprendizagem.De forma paralela: ao longo do ano junto com o professor auxiliar.
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