domingo, 16 de junho de 2013

Plano de Aula

Plano de Aula
Tema: Teorema de Tales
Tempo estimado: 10 a 14 aulas
Objetivos:
·         Reconhecer e aplicar o teorema de Tales como uma forma de ocorrência da ideia de proporcionalidade na solução de problemas em diferentes contextos.
·         Saber identificar triângulos semelhantes e resolver situações-problemas envolvendo semelhança de triângulos.
Justificativa: A ideia de proporcionalidade que ele expressa é importante na combinação de elementos geométricos e numéricos porque permite desenvolver noções matemáticas como: o estudo da semelhança de figuras, a colinearidade de pontos e segmentos e o estudo de perspectiva.
Estratégias: Iniciar o assunto com um texto que relata quem foi Tales de Mileto, propor uma experiência utilizando elásticos. (anexos no final do plano de aula)
Em seguida, desenvolver a atividade em 5 etapas:
·         1ª Etapa
Discutir a proporcionalidade no teorema de Tales com os alunos, distribuir folhas pautadas e peça que, aproveitando as linhas, tracem três retas paralelas e duas transversais interceptando-as. Indique que marquem os pontos de intersecção formados, meçam os segmentos e dividam o valor de um pelo outro em cada transversal. Os quocientes das duas retas vão se coincidir. Diga que aumentem o espaço entre as paralelas e refaçam os cálculos. Debata esses resultados: diga que o quociente é a razão da proporcionalidade e peça que compare os resultados entre si. Os quocientes das transversais desenhados pelos alunos terão os mesmos valores. Apresente o conceito do Teorema de Tales (que sempre existe a proporção entre segmentos de transversais delimitadas por paralelas).
·         2ª Etapa
Entregue aos alunos um desenho que contenha retas paralelas, transversais e quatro segmentos formados por elas (apenas 3 deles devem ter valores conhecidos). Peça que calculem a reposta. Repita com outros valores.
·         3ª Etapa
Apresente outro exemplo, em que as transversais se cruzem sobre a paralela do meio. Debata com a turma: quais segmentos são proporcionais? Solicite que justifique as respostas. Diga que acompanhe o percurso da transversal notando que têm segmentos proporcionais mesmo quando estão em lados opostos.
·         4ª Etapa
Proponha exercícios que tenham maior grau de dificuldade, incluindo conteúdos estudados anteriormente. Os valores dos segmentos podem ser substituídos por equações e frações. Alterne exercícios que precisem de estratégias variadas. Problemas que envolvam terrenos paralelos delimitados por ruas não paralelas ou mapas de quarteirões e transversais são exemplos.
·         5ª Etapa
Analise questionando as condições de aplicação do teorema. Peça que cada um construa um feixe de três retas não paralelas e duas transversais. Oriente que meçam os quatro segmentos formados, divida um segmento pelo outro de cada transversal e anote o resultado. Como os quocientes serão diferentes, eles não formam proporção, que impossibilita o uso do teorema.
Recursos Materiais: Elásticos, folhas de sulfite, canetas coloridas, tachinhas, fita adesiva, tábua de madeira, régua, esquadro, transferidor, folhas pautadas, calculadora.
Avaliação: Durante as aulas, note se os alunos acompanharam a escalada da dificuldade das propostas, se contribuíram nas discussões e se conseguiram resolver os problemas. Finalize o estudo do conteúdo com uma prova escrita para verificar se ainda restam dúvidas e quais são elas.
Recuperação:Retomar enfatizando as habilidades não adquiridas no desenvolvimento do conteúdo através de exercícios complementares. De acordo com as necessidades individuais dos alunos, serão oferecidos trabalhos e avaliações de recuperação referente aos conteúdos trabalhados em sala. De forma continua: durante o desenvolvimento normal das aulas; como parte integrante do processo ensino aprendizagem.
De forma paralela: ao longo do ano junto com o professor auxiliar.









ANEXOS













































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